quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

BIO! logia?!?

Evolução Na’vi.


    -Cuidado, os alienígenas estão vindo!
    Não, são somente os humanóides de um planeta distante chamado Terra. Desde séculos atrás, quando algumas dessas pessoas do céu começaram a brigar entre si por tudo que se conhecia e também o que não se conhecia, a vida que os era concedida ficou, digamos, sem poder ser vivida. Elas estão sempre querendo destruir toda a fauna e a flora existente para de novo reconstruir conforme o jeito que se achar conveniente.
    Agora eles estão aqui em nossas terras, desbravando tudo o que podem com suas armas e respirando por suas mascaras de ar, sabendo que o que o fazem não é bom e não têm o direito de fazê-lo. Por que as pessoas não podem viver pacificamente com seus irmãos? Por que, como dizia sabiamente Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”? Com o passar desses pesados anos neste mundo de “Deuses” e “Deusas”, procuro encontrar uma única resposta que me satisfaça por inteiro. Já foi preciso filmes, histórias, contos, músicas, crônicas... somente para rascunharmos uma resposta e uma proposta de algo melhor em nossos jovens corações.
    Estamos no famoso ano internacional da biodiversidade, porém todos os dias em que temos a graça de estarmos vivos, deveriam ter também o mesmo título. Um longa metragem que retoma e passa adiante essa idéia é o filme “Avatar”; Com um enredo onde todo e qualquer filete de criatividade e emoção é notório, o longa consegue mesclar ficção científica, natureza, filosofia sobre a vida e um romance verdadeiramente épico. A história se passa em “Pandora”, uma das luas do planeta “Polifemo”, e onde convivem em harmonia uma estranha raça de alienígenas com ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pêlo bioluminescente chamada de “Na’vi”. Temos muito o que aprender com eles, sua cultura, seus costumes, seus sonhos, seus ideais... Em um planeta onde tudo e todos estão interligados por laços mais fortes do que qualquer amizade profunda; em um mundo aonde, antes dos cavaleiros do céu chegarem com suas espadas, tudo era paz; em uma vida que podia ser intensamente vivida...as fantásticas criaturas brincavam felizes nas árvores do bosque.
    Chegou o tempo dos cavaleiros... porém, há sempre uma esperança dentro da caixa. Um ser humano paraplégico, mais um convocado para a batalha que estava prestes a ocorrer se aventura no jogo e com seu avatar, anda mais longe do que qualquer um dos seus jamais pôde. Com a graça de poder andar de novo, “Jake Sully” é convidado a sair da “caverna de Platão” e a conviver com o vasto mundo que se abre a sua frente; a nativa “Neytiri” vê nele uma gloriosa alma pura e resolve levá-lo a seu clã “Onomaticaya” para que ambas as raças troquem conhecimentos e compartilhem emoções. Em tempos de guerra fria, surge uma linda história de um amor e ele descobre que as hipóteses dos anjos do céu para com o povo antes desconhecido eram miseras “sombras do real”.
     Em pleno ano de 2.010, o diretor e escritor do filme James Francis Cameron e o linguista da “University of Southern California” Paul R. Frommer fazem o que pode ser chamado de profesia para o futuro, visto o que alguns já fazem com nossa casa e, se nescessario, todos os nossos próprios irmãos. A primeira obra prima da eletrizante saga “Na’vi”  relembra perfeitamente as tragédias mundiais com as quais a natureza chora e dá seus recados...
     Agora, devemos parar um pouco no tempo e refletirmos sobre vida e arte em nosso mundo de Deus. Como o ser humano pode se quiser, ser tão divino e criar coisas infinitamente belas com apenas um fluido bom em sua mente, mente essa que pode estar se expandindo a cada segundo, hora, dia, mesmo involuntariamente. Devemos seguir o exemplo desses anjos bons que com a chave, já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, têm o dom de abrir o constante e vasto reino das palavras. Aqui e não somente em “Pandora” ainda existem heróis, pessoas que podem e devem criar mais do que esperanças de um futuro bom e confortável, e, se somos a imagem e semelhança do pai, devemos olhar para o seu a cada amanhecer e gritar... Obrigado por estarmos aqui!
    
                                                                              Davi Dumont Farace.      23/07/2.010

Nenhum comentário:

Postar um comentário