quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ÉÉÉÉÉÉÉmeeeeeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnnn

Repare na Primeira Etapa.

     Indignação? Não sei ao certo se é esse sentimento que me toma agora, talvez presumo que seja vergonha. Também no ano passado senti a mesma coisa estranha, pensei que isso iria mudar (principalmente a educação) no país! Perdoem-me caros senhores ministros se não me apresentei formalmente, sou o aluno vestibulando Davi Dumont Farace, somente mais um dos estudantes que prestou Enem 2010.
     Os senhores sabem, mas pelas vossas falas nas mais variadas mídias fazem não saber. O ocorrido fato foi que, no último final de semana, o exame nacional apresentou problemas. Calmamente fui para o local onde iria realizar as minhas provas, mas confesso que não as realizei calmo e tranquilo. Dentre os muitos entraves, os que se destacam nas mídias são os do caderno amarelo, o do gabarito trocado e mais recentemente observei que o tempo de sigilo da redação foi alterado, bem como a mesma foi discutida antes com aplicadores de salas de prova no Ceará. Entretanto, também houveram problemas que podiam ter sido evitados através da boa vontade e melhor capacitação dos aplicadores. Constatei, através da narração de muitos colegas, que houveram casos de celulares tocando nas salas e ninguém fazendo nada; casos de conversas paralelas em locais e horários indevidos; e casos de estudantes que foram obrigados a fazerem as suas provas do caderno defeituoso no mesmo tempo que os outros estudantes.
     Ficam evidentes alguns pontos negativos do exame e atrelado a isso, estão os da educação brasileira. São professores que deveriam mas não são bons profissionais. Como é o caso do ensino de língua estrangeira em escolas públicas, os textos em provas são elaborados no idioma da matéria mas as perguntas e opções no bom e velho Português. São perguntas e questões que não testam o total conhecimento do aluno e sim o fôlego para ele completar tudo aquilo no prazo obrigatório. São pessoas que não têm boa instrução educacional, seja porque não podem pagar ensino de qualidade ou ainda seus professores não têm boa vontade em ensinar devido aos baixos salários.
     Será que agora os prejuízos do Enem 2010 serão computados de acordo com o T.R.I? Vou explicar... se o índice de prejuízos do exame for inferior a 501, ele será impreterivelmente mantido; se o índice for maior ou igual a 501, sara suspenso somente o primeiro dia; já se o índice ultrapassar ou for igual a 723, o Enem será anulado totalmente. É meio irônico esse modo real de se calcular o exame, visto que a proposta e seguir o princípio de igualdade entre os candidatos e vai em contra mão ao julgar, sem saber, que um estudante chutou determinadas questões através do seu número de acertos e erros reais.
     Que bom que temos pessoas que se indignam com o quadro mostrado. Que bom que temos pessoas, como o bom jornalista do Rio de Janeiro, que filmou pelo celular os erros que o exame cometeu.
     Em minha opinião, existem pessoas estranhas que querem que o Enem desse ano dê errado. Devamos lembrar que o principal criador do exame foi Fernando Henrique Cardoso, e seu grande objetivo era o de avaliar o desempenho das escolas do Brasil, porém o Enem infelizmente é usado agora como teste de seleção para o estudante ingressar em faculdades. O Senhor ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a aplaudiu de pé o teste, e isso será um prato cheio para as intrigas da oposição criticarem o governo vigente e chama-lo de incompetente.
     Todavia, somos alunos vestibulandos e como tais, para que vida social? Se o Enem for anulado, todo o nosso estresse, fadiga e tempo estudando com a ilusão de passar nessa primeira etapa, foi por água abaixo. Será que agora, depois de termos estudado tanto, repetimos de ano e a escola não nos avisou?
      Se olharmos exames parecidos nos demais países do mundo, como nos Estados Unidos por exemplo, iremos observar que os estudantes de lá podem levar lápis, borracha, caneta azul ou preta, e o mais interessante, podem levar calculadora se não quiserem perder tanto tempo em provas de Matemática e Ciências da Natureza. Também em outros países, esses exames são melhores fiscalizados. Quem me garante que todas as pessoas que estavam aplicando o teste entenderam que determinado problema deveria ser solucionado dessa e não daquela forma. Quem garante que pessoas não colaram em meio a tantos empecilhos, seja por meio de celular ou internet.
     Contudo a tendência do globo terrestre sobre a educação e unificar, disso não abro mão... Cada vez mais, se precisa de profissionais que são multifuncionais, que não sabem apenas a sua matéria essencial para a carreira, mas dá conta de muitas outras também, mesmo que superficialmente. Nesse ponto, esses exames são bons, mas é inaceitável que falhas magnas aconteçam no processo. Não podemos mais ficar batendo na mesma tecla enquanto tantos outros estão, como eu, sentindo vergonha. 


                                                                        Davi Dumont Farace, 10 de novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário