quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

coverna televisiva

Mito do BBB.


  Não há quem não conheça, ou pelo menos não ouviu falar do famoso Mito da caverna do filósofo ateniense Platão (427-347 a.c).Essa alegoria ilustra metaforicamente a tendência à inércia das pessoas, sendo muito mais cômodo permanecerem em uma "caverna" e não questionarem os modelos impostos pela própria época.Ou seja, elas estaõ tão acostumadas com as sombras projetadas nas "pedras da gruta" e não conseguem obsevar que a verdadeira realidade está além do que pensam ser, e assim, não
evoluem o pensamento crítico.
   No mundo moderno, a televisão é uma das mídias que, geralmente, pode ser comparada com a alegoria platônica. Ela, infelizmente, dita as normas para o povo seguir e pode remodelar o conceito de uma pessoa sobre algum fato. através das novelas, por exemplo, pode passar outro conceito de beleza, saúde e vida fácil.
   Um dos programas de maior audiência, o Big Brother Brasil, reúne até 16 participantes em uma casa de luxo, onde eles podem ficar no máximo três meses, participando de provas e entretendo a população brasileira com brincadeiras e coisas do gênero. A ideia do programa é boa e se não fosse por um agravante, poderia não ser mais uma novelinha onde o mocinho e a mocinha ficam juntos até o final.
   Como o prêmio dessa atual edição do programa é de um milhão e meio de reais, as pessoas confinadas podem mudar o próprio jeito de ser,pensar e agir para assim, conseguirem um lugar na semi-final. O público todas as noites dá aquela fomosa "espiadinha" para ver e posteriormente votar no(a) favorito(a) para ser o(a) novo(a) milhonário(a) do Brasil. Com as apimentadas discussões e brigas na casa, quase a maioria absoluta da população que assiste toma partido, vota, julga, condena e até se banaliza com imagens que podem ser ou não verdadeiras, metaforizando as "sombras do real".
   As reações dos participantes, tratados como herois, que banalizam as relações inter pessoais, repercutem no público de tal maneira chegando a comprometer valores éticos, morais, sociais e culturais construidos ao longo do tempo pela sociedade. Por outro lado, essa caverna chamada BBB é confortavel. Então, vamos dar uma espiadinha?

Davi Farace , março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário